25/04/2021

I Congresso Internacional em Educação Emocional e Criatividade Aplicada: 5-7 de Julho de 2021

Este congresso tem como objetivo lançar um desafio de elevado nível de inovação, conjugando duas temáticas fundamentais para o sucesso na atualidade, a Inteligência Emocional e a Criatividade.

Tendo essas duas temáticas como ponto de partida, o Congresso pretende proporcionar-lhe uma viagem aos conhecimentos mais recentes sobre o funcionamento global do ser humano e lança ainda um convite para que cada participante, organização e indivíduo construa a sua mudança sustentada em metodologias práticas e validadas. Esta viagem será guiada por convidados muito especiais, agregando experiências de carácter vivencial, comunicações e workshops organizados em quatro eixos temáticos: 

I - Emoções, Desenvolvimento e Educação 

II - Criatividade e Inovação 

III - Inteligências e Relações

IV – Artes e Expressões 


I - Emoções, Desenvolvimento e Educação

As emoções são basilares no desenvolvimento do ser humano, quer na forma como experiencia o mundo, quer na forma como se relaciona com ele. O conhecimento atual tem vindo a demonstrar que a Educação Emocional representa um pilar imprescindível para que todos os cidadãos e de qualquer idade, consigam desenvolver todo o seu potencial. Uma maior consciência  emocional e capacidade de regulação emocional são competências fundamentais para que os indivíduos sejam bem sucedidos nos vários contextos de vida (familiar, social e profissional). 

II - Criatividade e Inovações 

A busca de soluções para os desafios carateriza a evolução do ser humano. Sendo a criatividade um dos recursos chave para gerar mudanças, permite que cada indivíduo transporte para o seu dia o melhor de si e consequentemente, o melhor para o mundo. Aliando a gestão emocional ao potencial criativo, com recurso a metodologias amplamente testadas, vão surgindo, um pouco por todo o mundo, inovações nas práticas educativas que se têm revelado como marcos importantes na preparação de cidadãos  da sociedade em permanente mudança. 

III - Inteligências e Relações

Apesar das emoções  terem sido durante muito tempo relegadas para segundo plano, hoje é amplamente reconhecida a existência de uma relação estreita entre emoção e processos cognitivos.  Conhecimentos sobre emoções aliados a diversos tipos de inteligência, possibilita uma maior aprendizagem sobre si mesmo,  sobre os outros e sobre o mundo, criando relações mais conscientes, efetivas e construtivas.

IV – Artes e Expressões 

A arte, como expressão de sentimentos e construção emocional, nasce da extraordinária capacidade que o ser humano tem de dar cor, som, voz, movimento, ritmo e beleza ao seu mundo interno e externo. A consciência corporal e a expressividade do ser humano são capacidades únicas para o estabelecimento de relações saudáveis consigo próprio e com o outro.

Comissão organizadora: Cláudia Gonçalves, Sofia Pérez, Carla Colaço, Géssica Peres, Graziele Fülber, Elter Manuel Carlos e Renato Epifânio.

Designers: Jacqueline Demczuk e André Bernardes.

Promotores: M_EIA, MIL: Movimento Internacional Lusófono/ Revista NOVA ÁGUIA e Instituto Camões
Parceiros: Torrancenter Portugal, Rede Afiliados Torrancenter Portugal, Federação Cabo-verdiana da Juventude, Mindfulness na Educação e 
PASC: Plataforma de Associação da Sociedade Civil - Casa da Cidadania.

Para mais informações: congresso.edu.emocional@gmail.com


Links do Congresso:

5 jul. 2021

Entrar na reunião Zoom

ID da reunião: 960 2955 5941
Senha de acesso: 535940

6 jul. 2021

Entrar na reunião Zoom

ID da reunião: 940 1071 5675
Senha de acesso: 362315

7 jul. 2021

Entrar na reunião Zoom

ID da reunião: 981 2381 1898
Senha de acesso: 917510